Você está em:

EXP PARKING (GRUPO PAREBEM) INCENTIVA CULTURA E ARTE EM POÇOS DE CALDAS

O jornal da cidade de Poços de Caldas/MG citou a importância do apoio da Exp Parking em iniciativa cultural. Confira a matéria completa abaixo, extraída da edição Nº 6.725 do jornal, de 27 e 28 de janeiro de 2018. A EXP Parking é uma empresa do grupo Parebem, que atua nos municípios de Andradina-SP, Araguari-MG, Atibaia-SP, Catalão-GO, Dourados-MS, Rio Verde-GO, São Vicente-SP e Poços de Caldas-MG.

Projeto teatral leva educação no trânsito para 10 escolas de Poços

O grupo Teatralizando o Universo do Ser é composto por adolescentes

O grupo Teatralizando o Universo do Ser é composto por adolescentes

Educar as crianças para a promoção de um trânsito mais seguro e humano hoje e no futuro. Com essa premissa, o projeto Teatralizando o Universo do Ser abriu os trabalhos do quarto ano em junho de 2017, com oficinas de criação do espetáculo “Semaforildo em: Educação no Trânsito”, com alunos que já participaram do projeto em outros anos. Para isso, foi firmada uma parceria com o Programa Permanente de Educação para o Trânsito, da Secretaria Municipal de Defesa Social, através do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), e Secretaria Municipal de Educação, para palestra com agentes de trânsito e distribuição de folhetos informativos. Na primeira etapa, os alunos participaram da criação do texto (oficina de dramaturgia), que foi desenvolvido a partir de exercícios corporais e experimentação nas ruas, vendo as principais dificuldades que pedestres e motoristas enfrentam. Agosto foi o mês de começar a desenvolver os figurinos e cenário. Com lonas preta e branca, foram montados uma rua com uma faixa de pedestres para que ambientar melhor a peça. Setembro foi o mês de estreia da esquete do projeto, no dia 20, para os alunos do CAIC Professor Arino Ferreira Pinto, e no dia 25, para alunos da Escola Municipal Wilson Hedy Molinari.

Crianças de seis a 11 anos puderam assistir a esquete interpretada pelo grupo de teatro TUS. A peça trata de questões do dia a dia do trânsito. Toda a abordagem é feita de forma lúdica, com linguagem adaptada para cada faixa etária. Buscando criar uma interação com quem assiste, são feitas perguntas para a plateia, ocasionando uma imensa interação. Outubro foi intenso: a esquete “Semaforildo em: Educação para o Trânsito”, juntamente com a palestra com a mesma temática, percorreu sete escolas municipais: Professora Nicolina Bernardo, Sérgio de Freitas Pacheco, Dr. Haroldo Affonso Junqueira, Professora Edir Frayha, Julio Bonazzi, Dona Mariquinhas Brochado e José Avelino de Melo. Em novembro, o projeto realizou uma apresentação na Escola Dom Bosco e as professoras ministraram duas oficinas cada para os integrantes. O grupo Teatralizando o Universo do Ser é composto por adolescentes que conseguiram desenvolver através das aulas e dos ensaios, a harmonia em grupo, noção de espaço, jogo de cena e criação de personagens, que são práticas essenciais para a construção do trabalho. O público infantil é bastante receptivo, também um diferencial para o projeto, que sempre apresentou espetáculos para maiores de 14 anos. Durante as aulas, foram utilizados aquecimentos, alongamentos e jogos teatrais para a criação dos personagens, além do estímulo para as marcações de cenas e da coreografia. Em 2017, o projeto atingiu mais de 1.500 crianças, além do corpo docente, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, via Secretaria de Cultura e da apoio da EX Parking, mostrando a importância de empresas locais incentivarem a arte em Poços de Caldas.