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Dicas para o melhor gerenciamento de estacionamentos

O gerenciamento de estacionamentos envolve diversas estratégias por parte dos gestores, sendo que a premissa é viabilizar que o negócio seja mais rentável e de qualidade. Para que esse objetivo seja cumprido, é necessário ter conhecimentos de administração, atendimento, recursos humanos e outros.

Constata-se dessa forma que, a atuação em um processo de gerenciamento de estacionamentos envolve conhecimentos diversos, sendo um negócio que demanda desenvolvimento estratégico e planejamento para que possa ser lucrativo e expandir a atuação.
Dicas para o melhor gerenciamento de estacionamentos

Confira a seguir dicas de como melhorar o gerenciamento de estacionamentos tornando-os mais rentáveis.

Organize as despesas e o gerenciamento de estacionamentos

O primeiro passo para qualquer empresa que deseja crescer e tornar-se mais lucrativa é organizar as finanças, o que inclui um controle rígido das entradas e saídas do estacionamento. Faça uma estimativa de todos os gastos relacionados ao gerenciamento do negócio, como funcionários, aluguel, contas básicas, divulgação, entre outros.

Saber qual é o gasto mensal para que o local funcione adequadamente, permite identificar qual deve ser a entrada mínima para que não haja prejuízos e, a partir disso, é possível estimar qual lucro pode ser obtido.

Garanta uma precificação mais acertada

Após realizar a estimativa dos gastos de operação do estacionamento, deve-se fazer um estudo do funcionamento do negócio. Avalie, por exemplo, número de vagas, tempo médio de permanência que os veículos ocupam vagas, quantidade de clientes que usam o local diariamente, etc.

Avaliando esses fatores, é possível realizar uma precificação mais acertada, pois estima-se qual o lucro desejado, as despesas recorrentes e o valor que deve ser cobrado para que os objetivos financeiros sejam alcançados. Lembre-se de que o valor deve ser apropriado com a região em que o estacionamento está localizado, não podendo ser muito inferior ou superior aos demais (concorrentes), a não ser que haja diferenciais inclusos no serviço. Estipule um valor fixo para hora e períodos adicionais, pode ser uma boa estratégia para se diferenciar perante os concorrentes.

Invista em automação da gestão

Atualmente, o gerenciamento de estacionamentos está diretamente relacionado com o uso de automação.   Dessa forma, o uso da tecnologia agrega tanto na operação do estacionamento, com maior consistência das estratégias adotadas, como também na experiência dos clientes que utilizam esse espaço.

Automação de estacionamento vai além de instalar equipamentos tecnológicos, está diretamente relacionada com a administração do estacionamento, que pode ser feito 100% de forma remota.

Estabeleça parcerias lucrativas

A opção por uma empresa especializada no gerenciamento de estacionamentos, como é o caso da PareBem, permite diversos benefícios para o estabelecimento, sendo que são diferentes os modelos de parceria que podem ser adotados, sendo todos de acordo com os interesses do gestor, como:

  • Locação, na qual o gestor aluga o espaço e faz a administração completa do estacionamento, incluindo a financeira;
  • No modelo de SCP, na formação de uma Sociedade com Participação em conjunto com o empreendedor;
  • O modelo de consórcio para associação e exploração conjunta do espaço.

Estabelecendo parcerias mais acertadas e lucrativas e melhorando os demais elementos que influenciam um bom gerenciamento de estacionamentos, o empreendedor consegue melhores resultados com o negócio, podendo expandir e consolidar a atuação.

Nunca deixe de investir

Por mais desafiador que o mercado de estacionamentos possa parecer, é importante que o empreendedor que atua neste ramo invista sempre para melhorar a sua operação. Estar atento aos anseios dos consumidores e as tendências de mercado e não se opor a elas, ajuda no melhor gerenciamento de estacionamentos. O modelo antigo de vagas de garagem começa a tornar-se obsoleto, dando espaço a locais que aliem preço e benefícios e apostem na melhor experiência do consumidor.