Você está em:

Como reduzir custos de um estacionamento?

A atual competitividade do mercado faz com que seja necessário reduzir custos de um estacionamento ao mesmo tempo em que o negócio deve garantir eficiência e qualidade para satisfazer clientes mais exigentes e continuar em operação com lucros.

De fato, são diversos os desafios da gestão desse tipo de negócio. No entanto, é possível reduzir custos de um estacionamento com planejamento, estudo de mercado e monitoramento das novas tecnologias disponíveis.
Empresário estuda como reduzir custos de um estacionamento

Pensando nisso, destacamos a seguir estratégias que permitem reduzir custos de um estacionamento sem afetar a qualidade do serviço prestado. Confira!

5 dicas para reduzir custos de um estacionamento

Diferentemente do que é executado em muitos negócios, a redução de custos operacionais deve ser bastante estratégica para não prejudicar a continuidade dos serviços oferecidos e garantir que os usuários se mantenham satisfeitos. Atualmente, a tecnologia tem sido uma importante aliada para alcançar esses objetivos. Confira as dicas!

1. Automação

Um dos principais recursos para reduzir custos de um estacionamento é investir na automação. Essa estratégia permite que atividades repetitivas sejam desempenhadas por máquinas, evitando a necessidade de grandes equipes para tocar a operação do negócio.

Um exemplo comum de automação é a cancela de saída dos estacionamentos, nas quais basta o cliente inserir o ticket quitado para que haja a liberação, sem a necessidade de um profissional in loco para desempenhar a tarefa.

2. Monitoramento remoto

O monitoramento remoto é uma solução mais moderna e, por enquanto, menos comum que a automação. Por meio do uso de câmeras de monitoramento e outras tecnologias, toda a operação do estacionamento é controlada à distância em tempo real.

Dessa forma, os profissionais têm condições de identificar qualquer anormalidade na operação e adotar rapidamente os processos para retomar o funcionamento apropriado das atividades.

Além disso, esse monitoramento fornece dados de uso e atendimento relevantes à inteligência e estratégia do negócio, como tempo de permanência, meio de pagamento mais usado, problemas na circulação dos veículos, entre outros.

3. Terceirização da gestão

Atualmente, o segmento está profissionalizado, o que exige contar com uma empresa experiente na gestão de estacionamentos visando implementar estratégias mais sólidas e eficazes para o setor.

Assim, a terceirização da gestão viabiliza reduzir custos de um estacionamento com experiência e profissionalismo, o que evita cortes em áreas estratégicas e que possam colocar a operação do negócio em risco.

Outro quesito importante é que a terceirizada já possui procedimentos estabelecidos para gestão e resolução de crises, o que ajuda na superação dos problemas de funcionamento do negócio.

4. Autoatendimento

Os consumidores modernos desejam eficiência, qualidade e autonomia no relacionamento com as marcas, de forma que disponibilizar estações de autoatendimento permite reduzir custos de um estacionamento ao mesmo tempo em que atende às exigências dos clientes atuais.

A estação de autoatendimento contribui para tornar a equipe de operação mais enxuta ao mesmo tempo em que proporciona eficiência e praticidade para que os consumidores efetuem o pagamento do ticket.

Um aspecto importante nesses casos é a disponibilidade de pagamento via cartão e por dinheiro, de forma a garantir que todos os clientes consigam utilizar o terminal.

5. Treinamento da equipe

Ainda que alguns gestores vejam o treinamento da equipe como um gasto adicional, na verdade, o recurso permite reduzir custos de um estacionamento ao capacitar os profissionais para executar as tarefas com mais qualidade e integração entre as áreas.

Dessa forma, é possível reduzir a equipe de atendimento ao público ao mesmo tempo em que se garante a qualidade desse contato. Poucos profissionais treinados são mais eficientes do que muitos colaboradores sem conhecimento da função e do serviço prestado.

Portanto, para reduzir custos de um estacionamento é importante que os gestores avaliem tecnicamente as vantagens e prejuízos de cada corte e considere estrategicamente os impactos na operação do negócio a longo prazo.