Você está em:

Como montar um estacionamento?

O crescimento das cidades e uso mais frequente do transporte individual faz com que seja complicado encontrar locais para estacionar o carro nos centros urbanos. Essa demanda faz com que montar um estacionamento seja uma opção interessante aos empresários interessados em montar um negócio.

É fundamental, entretanto, ao montar um estacionamento, elaborar um plano de negócio eficiente, que considere as particularidades da região, estime o capital inicial a ser investido e tenha boa percepção sobre as tendências do segmento. Confira a seguir alguns aspectos que devem ser avaliados pelo empreendedor que deseja abrir um estacionamento.
Como montar um estacionamento?

Como montar um estacionamento?

Inicialmente é preciso ter consciência que um estacionamento não é apenas um terreno no qual é cobrada uma taxa de permanência dos veículos. Eles consistem em empresas, e como tal, devem ter CNPJ e ser regulamentadas, com alvará de funcionamento e demais exigências legais para funcionamento.

Confira a seguir diversos fatores que devem ser considerados ao optar por montar um estacionamento e como cada um deles vai influenciar em uma melhor operação do negócio e rentabilidade.

Investimento inicial

A primeira dúvida ao avaliar a montagem de um estacionamento é qual será o investimento inicial demandado para essa operação. Na verdade, o valor varia bastante de acordo com o profissionalismo desejado e o tamanho do local.

O custo inicial também será influenciado pelo número de vagas que serão disponibilizadas, se serão adotados processos automatizados ou manuais, se o estacionamento estará localizado em um grande centro ou em um local menor, entre outros fatores.

É importante saber ainda que, atualmente, é possível trabalhar com diferentes parcerias com empresas de estacionamento especializadas na gestão dessas operações, como com locação do espaço, sociedade entre terceirizada e concessão.

Tamanho e localização do estacionamento

Um dos primeiros fatores a serem decididos é a localização e o tamanho do estacionamento. Para decisões mais acertadas, é importante que esses quesitos sejam resultado de um estudo de mercado, considerando a concorrência da região.

Os estacionamentos são serviços que dependem de outras atividades para que sejam lucrativos, portanto, selecione um local com grande fluxo de pessoas, no qual a garagem fique bastante visível e que seja de fácil acesso para os clientes.

Entre os locais mais indicados para montar um estacionamento estão àqueles próximos do comércio, restaurantes, universidades, teatros, hospitais e outros. Avalie ainda se esses locais próximos oferecem estacionamento gratuito, pois essa opção pode restringir as possibilidades de crescimento.

Funcionários

Como em qualquer empresa, é necessário contar com uma equipe para consolidação e crescimento do negócio. Lembre-se que não são apenas os funcionários fixos da garagem que são necessários, mas também administração, financeiro, recursos humanos, divulgação, segurança, caixa e outros. O número de funcionários vai depender do tamanho do estacionamento e da profissionalização.

Terceirização

Uma opção a ser avaliada ao optar por montar um estacionamento é a terceirização da administração e gerenciamento do local. Atualmente, esses negócios são cada vez mais profissionais, sendo importante avaliar a disponibilidade desse investimento para que ele seja competitivo. Na terceirização existem diferentes opções de gestão que podem ser adotadas, como:

  • Locação: A empresa terceirizada aluga o espaço e faz a gestão completa do estacionamento, incluindo da área financeira;
  • Sociedade com Participação: Sociedade na qual o empresário tem participação conjunta com a administradora;
  • Consórcio: associação na qual há exploração conjunta do local.

Devido à experiência da terceirizada, essa opção torna o negócio mais competitivo e com melhores práticas do mercado.

Automação

Por fim, uma dica para montar o estacionamento, e também para melhorar a gestão dele, é a automação de estacionamento. Nessa solução, adotam-se equipamentos para que os processos sejam automáticos no estacionamento, como o controle de entrada e saída, cálculo de vagas disponíveis e precificação. Com essa opção há uma redução das fraudes, garantindo maior lucratividade.

Montar um estacionamento torna-se, cada vez mais, uma opção de investimento relevante e com boas oportunidades de lucro. Entretanto, para alcançar esses objetivos é importante investir em tecnologia e planejamento visando um negócio mais adequado para o atual padrão do segmento.