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Como gerir um estacionamento de forma efetiva

Para muita gente, ter um estacionamento é lucro garantido. Basta abrir o espaço, oferecer as vagas e deixar o negócio fazer dinheiro sozinho. Será que é assim mesmo?

Realmente, ter um estacionamento é um diferencial que pode agregar valor à empresa, especialmente nas grandes cidades com excesso de carros e os altos índices de assaltos que fazem com que estacionar na rua seja muito arriscado.
Imagem de um estacionamento

Mas quem pensa que gerenciar esse tipo de serviço é simples, está muito enganado. Sem conhecimento do negócio e controle total sobre a operação, é provável que o estacionamento seja um problema ao invés de uma solução.

Qualifique a sua equipe

Já dizia aquela propaganda clássica: brasileiro é apaixonado por carro. E com a popularização dos aplicativos de transporte, o automóvel também virou uma ferramenta de trabalho para muita gente.

Você deixaria algo tão valioso na mão de qualquer pessoa? É claro que não. Um atendimento atencioso é fundamental para transmitir a confiança que o seu cliente precisa.

É por isso que, como em qualquer outra empresa, a qualificação dos colaboradores é fundamental para o sucesso de um estacionamento. Não se trata apenas de serem bons manobristas, é importante que sejam preparados para atender o público da melhor maneira possível e saibam exercer diversas funções no dia a dia.

O papel do gestor é orientar sempre da melhor maneira possível e seguir o velho conselho: elogie em público e critique em particular. 

Valorize o espaço do estacionamento

A história da confiança continua na ambientação do estacionamento. O mínimo sinal de desleixo pode ser determinante na escolha do cliente. Preste atenção em detalhes como a iluminação, qualidade do piso e a sinalização das vagas. Você deixaria o seu carro no seu estacionamento? Se a resposta for não, mãos à obra! 

Invista em tecnologia

Não dá mais para ficar anotando a placa e o horário de chegada do carro no papel. Se você ainda faz isso, temos uma boa notícia: nunca foi tão fácil colocar o seu estacionamento no século XXI. Existem diversos softwares no mercado que ajudam a controlar toda a operação de um jeito muito mais rápido e eficiente.

Com a ajuda de um computador ou celular, você consegue ter as informações que precisa sobre entrada e saída de carros, sinistros, despesas, mão de obra e muito mais. A automação de estacionamentos também agiliza o seu atendimento e aumenta a satisfação do seu cliente. 

Atenção às oportunidades

Uma operação automatizada também permite que você ganhe tempo para tomar decisões mais estratégicas na gestão de estacionamento. Por exemplo: você descobre que existe um período do dia em que seu movimento é mais baixo e pode oferecer uma tarifa mais baixa para atrair o público.  Você também pode considerar oferecer serviços extras para melhorar a experiência do seu cliente, como borracharia, lava-rápido, água, balas etc.

Cada vez mais pessoas usam carros e existe cada vez menos espaço e segurança para estacioná-los nas ruas. Por isso, o serviço de estacionamento é cada vez mais utilizado e sua operação torna-se mais complexa. Isso tudo exige do gestor uma visão 360° para resolver dos problemas mais simples aos mais complicados.