Você está em:

Como funciona um estacionamento inteligente?

Você sabe o que é um estacionamento inteligente? Também chamado de Smart Parking, o estacionamento inteligente é um formato inovador de estacionamento que vem sendo utilizado como uma boa solução para a mobilidade urbana, ao incluir mais vagas de estacionamento e a facilitar a busca por elas por meio da tecnologia ao alcance das mãos.
Como funciona um estacionamento inteligente?

Surgido em São Francisco, no estado da Califórnia (EUA), e adotado por diversas cidades ao redor do mundo, o estacionamento inteligente é um sistema que funciona por meio de uma combinação de tecnologias, instaladas no estacionamento, e mesmo diretamente nas vagas e que oferece mais comodidade aos motoristas e melhora o dia a dia nas grandes cidades.

Marcelo Nunes, CEO da PareBem, detalha como o estacionamento inteligente funciona na prática: “Esse nosso sistema já foi implantado em oito cidades e é uma automação dos processos de Zona Azul. Funciona por meio de etiquetas inteligentes instaladas nos veículos que se comunicam com sensores colocados na superfície do asfalto e conectados a uma central de gerenciamento. A combinação dessas tecnologias permite ao motorista ver um mapa de vagas disponíveis, acessá-las facilmente e ser tarifado automaticamente, conforme o tempo de utilização. Tudo por meio de um app no celular”, disse o CEO em entrevista para a revista Você S/A.

Estacionamento inteligente é solução para redução do trânsito

O sistema de estacionamento inteligente começou a ser utilizado há poucos anos no Brasil e já está disponível em algumas cidades brasileiras. Estacionar nunca é tarefa simples quando se está em uma grande cidade. Muitas vezes, a disputa por vagas atinge até mesmo os municípios menores.

Por isso, a tecnologia vem sendo usada para melhorar o cotidiano dos cidadãos e contornar a alta demanda por vagas nas metrópoles.  O projeto EXP Smart Parking, do grupo PareBem, foi um dos vencedores da 6ª edição do prêmio InovaCidade, realizado durante o Smart City Business America Congress & Expo, considerado por muitos o evento mais importante sobre o ecossistema de Cidades Inteligentes da América Latina.

Essa tecnologia permite não somente o monitoramento em tempo real, como a consulta à disponibilidade de vagas e a informação aos usuários a partir de sistemas como aplicativos para celulares.

Quem pode aderir ao estacionamento inteligente?

O mercado oferece uma vasta gama de empresas especializadas na gestão de estacionamento, uma delas é o Grupo PareBem que vigora como uma das maiores e melhores gestoras de estacionamentos do Brasil. A empresa conta com a mais avançada tecnologia para implementar as soluções necessárias para que o estacionamento inteligente seja aderido pelas cidades, disponibilizando tecnologia própria e know-how, além de treinamento para que tudo ocorra perfeitamente.

Nos municípios ou em estabelecimentos, a vantagem de aderir ao estacionamento inteligente é a melhora na qualidade de vida do usuário.  Seja como for, acompanhar as transformações tecnológicas que promovem uma mudança na maneira como as pessoas se relacionam com as cidades e, consequentemente, com seus carros e com o trânsito, é uma excelente maneira de mostrar aos consumidores que você se importa com eles.

EXP Parking é uma empresa do Grupo PareBem. Acesse o site clicando aqui